Oração Nupcial

O Hino “Oração Nupcial”, que recebe o número 189 no hinário “Hinos e Cânticos” é de autoria do irmão Luiz Soares. Aconteceu em junho de 1975, na longínqua Tupi Paulista, no interior de São Paulo, onde nosso irmão residia e trabalhava no Evangelho.

O irmão João Axford, missionário inglês que residia no lar do irmão Luiz, com quem iniciou os seus estudos na língua portuguesa, enamorou-se da filha dos nossos amados irmãos Antônio Rosa e Olga dos Santos, a jovem irmã Claudete, com quem veio a casar-se. Faltando um mês para o casamento, irmão João Axford trouxe ao irmão Luiz Soares um hino inglês sobre o tema e pediu-lhe que o traduzisse para ser cantado na reunião matrimonial de ação de graças que desejavam realizar.

O irmão Luiz Soares aceitou a incumbência com muito prazer mas, por mais que se esforçasse, não conseguia metrificar a tradução para a música que era usada com a letra inglesa. Entrementes, os seus pensamentos seguiam noutra direção e a letra inglesa foi ficando esquecida e, consequentemente, uma nova poesia foi aparecendo sem nenhuma preocupação com a música. Uma vez concluído, o trabalho foi apresentado ao irmão João Axford, o qual achou-o muito apropriado e mostrou-se muito satisfeito.

Surgiu, então, o seguinte diálogo:

– “Mas, e a música? O senhor compôs a música também?”.

– “Não! A música não me ocorreu e nem dá para fazê-la, pois estamos a poucos dias do casamento e ainda temos de ensinar a congregação a cantá-la”.

O irmão Luiz Soares escolheu uma linda melodia inglesa antiga que coube como uma luva naquele poema. Os noivos apreciaram bastante, a congregação aprendeu-a entusiasticamente e no dia 4 de julho de 1975, naquela reunião memorável na pequena casa de oração de Tupi Paulista, quando foi invocada a bênção do Senhor sobre a união conjugal dos Seus filhos João Axford e Claudete, foi o hino “Oração Nupcial” entoado pela primeira vez.

Após o casamento o saudoso irmão João Fritzsche, que viera especialmente para o evento e hospedara-se no lar do irmão Luiz Soares, sugeriu-lhe, quase por brincadeira, que ele compusesse uma música para o novo hino. Este, que não é organista, sentou-se ao órgão, concentrou as energias e, absorvido no espírito daquela oração, começou a dedilhar a melodia. O Irmão Fritzsche gostou imensamente e pediu ao irmão Luiz Soares que a publicasse na nova edição do hinário “Hinos e Cânticos – Com Música”.

Depois de harmonizá-la, o irmão Luiz Soares apresentou a letra e a música do hino à Comissão Revisora, da qual era um dos membros. Decidiu a Comissão o hino fosse publicado com as duas músicas e que a música “Núpcias”, por ter sido composta pelo autor da letra, aparecesse como primeira música.

Oração Nupcial

Senhor Jesus, Teus servos vêm,

Humildes, Te rogar

Que os noivos venhas proteger

E muito abençoar.

Unidos sempre em seu viver,

Que gozem, ó Senhor,

A Tua paz, o Teu poder

E o Teu infindo amor.

Com Tua graça vem, Senhor,

Seus corações encher

E conservá-los junto a Ti,

Fiéis ao Teu querer.

De dia em dia seja, pois,

O alvo do seu lar,

A Tua glória, Salvador,

A todos demonstrar.

Tradução: Luiz Soares (1930-2003)

Leitura e Impressão