Um Pendão Real

Em 1893, um lisboeta de ascendência inglesa, Henry Maxwell Wright, evangelista e também hinólogo, traduziu “There’s a Royal Banner” para o português, especialmente para a instalação das atividades da “Associação Cristã de Moços” (ACM) no Brasil. O hino acabou se tornando a canção oficial da ACM brasileira, sendo entoado por muitos anos nessa condição.

O Sr. Bill H. Ichter, em seu livro “Vultos da Música Evangélica no Brasil”, registra a maneira como o “Um Pendão Real” foi cantado naquela noite memorável. Conforme segue:

“Durante a reunião, um mensageiro não se conteve e, do fundo do salão da Igreja Presbiteriana Independente, o homem começou a entoar em voz alta um hino. O homem que interrompeu aquela solenidade era o Sr. Antônio Ernesto da Silva, da igreja Batista. O hino era ‘Corajosos’, o hino mais conhecido pelas três primeiras palavras da sua primeira estrofe – ‘Um Pendão Real’. O mesmo Sr. Antônio Ernesto da Silva descreve esta experiência na página 18 da autobiografia, ‘Humilde Testemunho de um Resgatado’: Quando triunfaram os princípios da Independência, ao levantarmo-nos da primeira oração… não pude conter-me e rompi com o hino ‘Um Pendão Real’, mais tarde adotado como o ‘Hino da Independência’…”..

Na verdade, o “Um Pendão Real” é um dos hinos do período áureo da canção evangelística no protestantismo Norte-Americano. Seu compositor e seu autor, respectivamente, James McGranahan e Daniel Webster Whittle, foram figuras ligadas ao surgimento e disseminação de hinos de apelo popular, na segunda metade do século XIX. “Um Pendão Real” foi composto em 1884, ganhando o título original de “There’s a Royal Banner”. McGranahan tornou-se um dos mais famosos compositores e cantores de canções evangelísticas, sucedendo a outro grande nome desse movimento, Philip Paul Bliss.

Como o hino oficial da IPIB que o hino “Um Pendão Real” se tornou conhecido no protestantismo brasileiro. Por décadas, ele tem sido cantado como uma autêntica “marselhesa” da Igreja Presbiteriana Independente, incendiando os corações com o mesmo fogo que incandesceu os protagonistas de 1903.No ano de 1975 o “Salmos e Hinos” passou por uma revisão, sendo então alterada a letra de “Um Pendão Real” na nova edição. A IPI do Brasil, porém, determinou que o seu hino oficial continuasse a ser entoado com a letra original. No Supremo Concílio de 1987 fez-se a única alteração: a substituição da palavra “negros” por “densos”, na primeira linha da segunda estrofe.

Um Pendão Real

Um pendão real vos entregou o Rei

A vós, soldados seus.

Corajosos, pois, em tudo O defendei,

Marchando para os céus.

Com valor, sem temor!

Por Cristo prontos a sofrer!

Bem alto erguei o Seu pendão,

Firmes sempre até morrer!

Eis formados já os densos batalhões

Do grande Usurpador.

Declarai-vos hoje bravos campeões;

Avante, sem temor!

Quem receio sente no seu coração

E fraco se mostrar,

Não receberá o eterno galardão

Que Cristo tem pra dar.

Pois sejamos todos a Jesus leais,

E ao Seu real pendão.

Os que na batalha sempre são fiéis,

Com Ele reinarão.

Letra: Daniel Webster Whittle – Nasceu no dia 22 de novembro de 1840 em Chic­o­pee Falls, Mass­a­chus­etts, EUA. Faleceu em 4 de março de 1901 em North­field, Mass­a­chus­etts, EUA. Repousa em North­field, Mass­a­chus­etts, EUA.

Música: James McGranahan – Nasceu no dia 4 de julho de1840 em West Fel­low­field, Penn­syl­van­ia, EUA. Faleceu no dia 9 de Julho de 1907 em Kins­man, Ohio, EUA. Repousa em Kins­man, Ohio, EUA

Leitura e Impressão