Posso Ter Certeza da Salvação?

Uma das maiores bênçãos que desfrutamos é a de saber que possuímos a salvação, e temos a certeza da vida eterna. Se assim não fosse seríamos pouco felizes e a nossa capacidade de ajudar a outros seria preenchida pela nossa ansiedade em relação à nossa salvação. Se você realmente crê em Jesus Cristo e já O aceitou como seu Salvador, é possuidor da vida eterna e nunca mais a perderá. Este é o ensinamento de Jesus Cristo e do Novo Testamento. “Quem tem o Filho tem a vida” (I Jo 5:12).

Sobre este assunto deveríamos nos guiar pelo que a Bíblia diz, não sobre o que pensamos ou sentimos, ou pelo que os nossos amigos dizem. Nem mesmo pelo que famosos ensinadores dizem, e menos ainda pelo que algumas organizações religiosas dizem. Olhe a Palavra de Deus, a Bíblia, e veja o que o próprio Deus tem a dizer sobre o assunto.

Vejamos algumas referências bíblicas: Jo 3:16 diz que todo aquele que crê em Cristo não perece, mas tem a vida eterna; Jo 5:24 diz que quem ouve a Palavra de Deus e crê no Filho de Deus, tem a vida eterna, e não entrará em condenação. Rm 8:1 diz que não há nenhuma condenação para os que estão (confiam em) Cristo Jesus. Jo 10:28 diz que todos os que creem (confiam) em Cristo estão seguros na mão de Deus, que nunca os deixará, nem ninguém os poderá arrebatar da SUA mão. Como vê, a partir do momento em que foi salvo, você está salvo para toda eternidade. É Deus Quem o diz.

O problema de algumas pessoas é este: “Será que acredito verdadeiramente? Parece-me ter tantas dúvidas!” Você pode duvidar de si mesmo, é claro, mas o que não pode é duvidar do que Deus diz. A fé real em Jesus Cristo sempre tem evidências. Jesus disse: “Por seus frutos os conhecereis”. Para aquele que acredita sinceramente, Deus torna-se real, Deus é conhecido, adorado, amado e obedecido. Deus passa a conduzir a sua vida, seus hábitos e pensamentos começam a ser o de um verdadeiro crente. Segue uma nova via de valores e novas prioridades. Há um novo poder sobre a tentação, um novo desejo de comunicar-se com Deus através da oração, a leitura da Bíblia torna-se não só em dever mas em prazer. O verdadeiro crente procura a comunhão com outros crentes, e o mundo perde, para ele, a sua atração.

A Bíblia nos ensina, em I Jo 2:3 e 3:14, que o verdadeiro crente é reconhecido através de duas qualidades: fazer a vontade de Deus e amar o próximo. Estas são as marcas da nova vida. Lembre-se, é Cristo Quem salva. Não pense que a sua fé é pouca, ou não é suficiente: não é a medida da sua, ou nossa fé que nos salva, mas Jesus Cristo e seu sacrifício na cruz. Só mais uma palavra para ajudá-lo a ver no que realmente acredita. Se a sua fé é verdadeira, e de coração, e não se baseia na falsidade do seu coração, a sua boca falará. Diga a outros que acredita em Cristo, e Deus abençoará o seu testemunho.

Leia os seguintes versículos da Bíblia: Jo 6:37 e 10:27-28; Rm 8:34; I Cor 12:12

NOTA: Se tem dúvidas acerca da sua salvação, enfrente isso com firmeza, não as esconda, nem fuja delas, como se elas não existissem. Abra a sua Bíblia e veja o que Deus tem a dizer sobre as suas dúvidas. Se tiver dificuldade peça a um cristão mais maduro para o ajudar. Uma regra de ouro a lembrar: duvide das suas dúvidas e creia na sua crença.

Arnald Doolan

Leitura e Impressão