Inalterável

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (1Cor 15:58) — O verbo “ginomai”, diz W. E. Vine, traduzido como “sede vós” significa “tornai-vos vós”; isto é, “provai que sois”. Isso indica que até aquele momento o estado espiritual deles apresentava um contraste com o que agora lhes é ordenado.

A palavra grega “hedraics”, firme, significa literalmente estar firmemente assentado, e é usada para indicar um propósito fixo no coração, um propósito fixo contra as tentações do mal. A palavra grega “amelakinetos”, inabalável, sugere a adesão à fé contra as forças que nos desviariam dela, da fidelidade a Cristo.

A obra do Senhor deve ser diferenciada do trabalho para o Senhor. A obra do Senhor é aquela que Ele nos dá para fazer. Muito pode ser feito para Ele, o que imaginamos ser um serviço prestado a Ele, mas que não está de acordo com Sua vontade e, portanto, não é Sua obra na realidade. O motivo pode ser sincero e a atividade constante, mas precisamos ter certeza de que o que é feito está de acordo com as Escrituras da verdade, pois somente esse trabalho é dado por Ele.

Se o Senhor lhe deu uma obra para fazer, Satanás fará tudo o que estiver ao seu alcance para impedi-la. Ele pode apresentar outras coisas mais atraentes, como ganhar dinheiro e ficar rico. Ele pode atacá-lo com calúnias, atormentá-lo com abusos e fazê-lo trabalhar para defender seu caráter (Esse é o orgulho com o qual todos nós devemos nos preocupar). Lembre-se de que, de todos os orgulhos, como o orgulho da raça e do rosto, o orgulho da graça é o pior. Ele pode empregar pessoas piedosas para mentir a seu respeito, editores para atacá-lo e homens excelentes para difamá-lo. Você terá todos os escribas e os que não são da sua raça. Você terá todos os escribas e fariseus reunidos contra você, o Sinédrio julgando-o e Judas pronto para vendê-lo aos seus inimigos por trinta moedas de prata. Se você está fazendo a obra do Senhor, pode esperar outra coisa? Ele não disse: “Os inimigos de um homem serão os da sua própria casa” (Mt 10:36)? E “Sereis odiados de todos os homens por causa do meu nome” (Mt 10:22)? Você não consegue ver que todas essas coisas são meios de Satanás para impedir seu trabalho, que ele realmente não está lutando contra você, mas contra Deus? (At 5:39).

Prossiga com seu trabalho. Se você parar para dar um chute em cada cachorro que late em seus calcanhares, não fará muito progresso. Se estiver fazendo a obra do Senhor, ninguém poderá impedi-lo, mas Satanás usará todos os meios possíveis para atrapalhar. Ele pode vir como um leão que ruge para assustá-lo ou como um anjo de luz para seduzi-lo. Sejam firmes e inabaláveis. Sejamos como o grande apóstolo que pôde dizer:

“Nenhuma dessas coisas me comove” (At 20:24).

Reputação é o que os homens pensam de você. Caráter é o que Deus sabe que você é. Ele nunca lhe disse para defender nenhum dos dois. Se você procurar se defender, Satanás terá cumprido seu propósito. Continue com seu trabalho, Deus cuidará de seus interesses (Dele).

Você pode ser agredido, caluniado, injustiçado, insultado, ferido e rejeitado. Você pode ser maltratado pelos inimigos, abandonado pelos amigos, desprezado e rejeitado pelos homens, como foi o seu Senhor, mas Ele se manteve firme para subir a Jerusalém. Que os céticos uivem e se enfureçam, mas “continuem firmes e inabaláveis” (A.T.R.). Ainda que todos os poderes das trevas estejam dispostos contra você, em vão o inimigo se opõe. Se você tentar apaziguar a ira do homem ou agradá-lo, estará agradando a Satanás.

“Se eu ainda agradasse aos homens, não seria servo de Cristo” (Gl 1:10).

Certifique-se de que está na vontade do Senhor, conforme revelado em Sua Palavra, e siga em frente, sem se desviar nem para a direita nem para a esquerda, até terminar o trabalho que Ele lhe deu para fazer. Então você O ouvirá dizer: “Muito bem, servo bom e fiel” (Mt 25:21). Aqueles que parecem ser seus melhores amigos podem se revelar seus piores inimigos (Jr 17:5). Muitas vezes, eles tentarão desviá-lo do caminho de Deus para o caminho deles. Ouça a voz de Deus, não a do homem. “Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e cujo coração se aparta do Senhor.” Deixe que o Senhor Jesus Cristo seja seu objetivo, esquecendo-se das coisas que estão por trás — e de ambos os lados (Fp 3:13-14).

Cristãos, em suas diversas posições
Sejam obedientes em todas as relações,
Dêem a cada um o que lhe é devido.
Não deixem que o comportamento indelicado deles
Não permita que o comportamento indelicado deles o faça desobedecer ao seu Salvador;
Sua ordem é a regra para você.

Henry Palmieri — Adaptado

Fonte: “Escritos dos Irmãos de Plymouth”

Leitura e Impressão