Cada Momento

Em 1893, Henry Varley, um pregador leigo inglês, disse para o evangelista Major Daniel Whittle: “Não gosto muito do hino “Cada Hora Preciso de Ti” porque eu preciso de Cristo cada momento do dia”. Depois de refletir sobre esse comentário, Whittle escreveu o texto deste hino. Deu-o para a sua filha May, uma excelente musicista, e ela compôs uma cativante melodia para ele. Em seguida, seu colega, o evangelista cantor Sankey, publicou-o nos Estados Unidos e na Inglaterra, primeiro em folheto, depois nos seus hinários. O notável pregador e escritor, o Dr. Andrew Murray, adotou-o como seu hino predileto, pedindo a sua esposa para cantá-lo em quase todos os seus cultos na África do Sul.

O autor do hino, Daniel Webster Whittle, nasceu em 22 de novembro de 1840, em Chicopee Falls, Estado de Massachussetts, EUA. Trabalhou na Wells-Fargo Company, em Chicago, até alistar-se no exercito da União, em 1861. Durante a Guerra Civil, Whittle atingiu o posto de Major, titulo que conservou até sua morte. Após o combate feroz em Vicksburg, Virginia, no qual perdeu o braço e foi aprisionado, o Major Whitlle entregou-se a Jesus. Desejando algo para ler durante seu a recuperação, procurou em sua mochila e encontrou o Novo Testamento que sua mãe colocara ali. Começou a lê-lo.

Certa noite, foi acordado por um guarda que o chamava: “Venha, Major, venha orar com um rapaz que esta morrendo!”. “Mas eu não sei orar, cabo, jamais orei com alguém”, foi sua resposta. “Venha, Major, ele precisa de alguém”, insistia o cabo. Correndo, então, Whitlle foi ao encontro do moribundo. Este agonizava e pedia: “Ore por mim! Não estou preparado para morrer!”. Impressionado, caiu de joelhos e pediu a Deus que salvasse o rapaz. Quando levantou os olhos, o rapaz estava morto, mas havia uma expressão muito tranquila no seu rosto. Ao contar desta conversão o Major falava: “Espero encontrá-lo no céu.

Depois da guerra, Whitlle tornou-se tesoureiro da “Elgin Watch Company”, mas, com a influência de Dwight Lyman Moody, deixou o cargo para dedicar-se à evangelização em 1873. Deus o abençoou. O músico e hinista Philip Paul Bliss trabalhou com ele nas suas campanhas evangelísticas até a morte trágica do hinista. Depois, cooperaram no seu ministério outros dois cantores e hinistas: James McGranahan e George Coles Stebbins. Milhares de pessoas aceitaram a Cristo através destas campanhas.

O Major Whitlle foi autor de vários poemas e de muitos hinos que ele assinava com o pseudônimo “El Nathan”, Um bom número apareceu em hinários brasileiros, e quinze no “Cantor Cristão”. Além de “Cada Momento”, mais três dos seus melhores hinos, verdadeiros desafios para a nossa vida espiritual. Estes hinos foram vivenciados na vida consagrada do Major Whitlle.

Major Whittle faleceu no dia 4 de março de 1901, em Northfield no seu estado natal, depois duma vida frutífera de serviço ao seu Senhor. Salomão Luis Ginsburg, habilmente traduziu este hino em outubro de 1909 e publicou-o pela primeira vez na segunda página de O Jornal Batista em 11 de novembro de 1909. Posteriormente incluiu-o, em o Cantor Cristão.

A compositora Mary (May) Whittle Moody (1870 – 1963), filha de Whitlle, era realmente Mary, mas sempre usou o nome May. Formou-se em Música na Faculdade Oberlin, Estado de Ohio, e estudou na Academia Real de Música, em Londres. Possuía uma voz de “doçura excepcional, e qualidade sonora muito rica”. Cooperou com o seu pai e Dwight Lyman Moody nas suas campanhas evangelísticas. Casou-se com William Moody, filho do evangelista. Seu esposo dirigiu as “Escolas Northfield” fundadas por Moody, e o “Centro de Conferências Mount Hermon”, com sede na cidade de Northfield, Massachussetts, e editou o hinário Northfield, juntamente com C. M. Alexander. William e May tiveram seis filhos. Dois morreram na infância. O nome da melodia, WHITTLE, homenageia tanto ao pai como à filha que nos deram este hino inesquecível.

Cada Momento

Sendo remido por Cristo na cruz,

Sinto prazer caminhando na luz,

Cheio da graça que vem de Jesus;

Cada momento o Senhor me conduz.

Cada momento me guia o Senhor,

Cada momento dispensa favor.

Sua presença me outorga vigor;

Cada momento sou Teu, ó Senhor.

Junto com Cristo na luta moral,

Contra o pecado, o engano e o mal,

Ergo bem alto a bandeira real,

Cada momento mais firme e leal.

Nas minhas lutas me pode amparar,

E do maligno também me livrar;

Cada momento por onde eu andar,

Cristo, meu Mestre, me pode amparar.

Letra: Daniel Webster Whittle – Nasceu no dia 22 de novembro de 1840 em Chic­o­pee Falls, Mass­a­chus­etts, EUA. Faleceu no dia 4 de março de 1901 em North­field, Mass­a­chus­etts, EUA. Repousa em North­field, Mass­a­chus­etts, EUA.

Música: Mary Whittle Moody – Nasceu no dia 20 de março de 1870 em Chicago, Illinois, EUA. Faleceu no dia 20 de agosto de 1963 em East Northfield, Massachusetts, EUA. Repousa em Northfield, Massachusetts, EUA.

Leitura e Impressão