A Alegria de Ganhar Almas

Leitura Bíblica: Salmos 126.5-6 — Ganhar almas deveria ser a principal preocupação de todo verdadeiro crente. Nem todos podem ser capazes de pregar, mas cada um deve buscar conversões ao Senhor. Levar uma pessoa a Jesus é a maior conquista nesta vida.

O melhor método de ganhar os perdidos para Cristo é o método pessoal, trazendo indivíduos. André é um exemplo deste tipo de ação: “Ele primeiro encontrou seu irmão Simão… e o levou a Jesus” (Jo 1:41-42). Não lemos sobre o próprio André pregando um sermão. Como deve tê-lo emocionado ouvir seu próprio irmão Pedro pregar a Cristo no Dia de Pentecostes, quando 3.000 foram salvos!

Que alegria resulta de levar uma alma ao Salvador! O pecador se alegra, assim como o Salvador e os anjos (Lc 15:10). Para estes o valor de uma alma é muito; é descrito pelo Senhor. “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc 8:36). Isto por si só deveria ser um forte incentivo para ganhar almas.

Quando percebemos que os perdidos sofrem a vingança do fogo eterno, descobrimos outro argumento de peso para alertar todos os homens e tentar ganhá-los para Cristo.

Outra grande razão pela qual devemos resgatar almas é o amor de Deus demonstrado no Calvário. Todas as agonias e sofrimentos suportados por nosso bendito Senhor são provas do valor de uma alma preciosa.

As palavras pertinentes do Salmo 125 têm sido frequentemente uma inspiração e encorajamento para aqueles que servem na difusão do Evangelho. Observe, por favor, alguns dos pontos importantes nesses versículos.

A Comissão do Ganhador de Almas

“Aquele que sai.” Nosso Senhor, depois de persuadir os discípulos de Sua ressurreição, deu-lhes Sua grande comissão: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16:15-16). Este mandamento ainda é o dever diário de todo cristão. Não devemos esperar que o pecador venha até nós; A Palavra de Deus é que devemos ir até ele e declarar-lhe as boas novas do amor de um Salvador.

A Compaixão do Ganhador de Almas

“E chora.” O Senhor Jesus é nosso exemplo perfeito nisso e em tudo mais. Ele chorou pela pecaminosa Jerusalém ao pensar em sua condenação, provando que Seu coração estava cheio de piedade pelos que pereciam (Lc 19:41). O apóstolo Paulo também chorou pelas almas; ele disse: “Não deixei de avisar noite e dia com lágrimas” (At 20:31). Sua ansiedade por um povo errante levou Jeremias a clamar: “Ah, se a minha cabeça fosse águas, e os meus olhos, uma fonte de lágrimas” (Jr 9:1).

Tive a alegria de apontar o Senhor para um jovem que havia sido levado a uma profunda convicção através das lágrimas de seus pais depois de uma reunião do Evangelho a que ele compareceu. Ele sentiu que aquelas lágrimas estavam sendo derramadas por ele.

O Livro do Ganhador de Almas

“Semente preciosa.” Nosso Senhor Jesus semeou boa semente e ela produziu frutos, uns cem, outros sessenta e outros trinta (Mateus 13:3-8). Pedro nos lembra que os homens nascem de novo através desta semente incorruptível, a Palavra de Deus que vive e permanece para sempre (1Pe 1:23). Um pode plantar, outro regar, mas Deus dá o crescimento (1Cor 3:6).

Não devemos esperar que as pessoas sejam salvas por argumentos. A fé vem pela Palavra de Deus (Rm 10:17). Um jovem que foi salvo pela leitura de um folheto deu-o ao seu próprio irmão, e ele também encontrou o Salvador por meio dele. Bons folhetos bíblicos têm sido frequentemente usados pelo Senhor para alcançar os não convertidos.

A Garantia do Ganhador de Almas

“Colheremos com alegria.” A semente pode não dar frutos imediatamente, pois a lei do reino espiritual é que a boa semente lançada no solo brote e cresça: “Primeiro a erva, depois a espiga, depois o milho cheio na espiga” (Mc 4: 26-29). Aquilo que acontece em segredo debaixo da terra não é em vão.

O semeador “sem dúvida voltará com alegria, trazendo consigo os seus molhos”. Podemos testemunhar à mesma pessoa dez vezes e ganhá-la na décima primeira. Continue orando; continue semeando a boa semente; Deus dará o aumento.

A Alegria do Ganhador de Almas

“Aqueles que semeiam em lágrimas colherão com alegria.” Há alegria no Céu por um pecador que se arrepende. Quão gentil da parte do Bom Pastor nos chamou para compartilhar esta delícia! Ele diz: “Alegrai-vos comigo; porque encontrei a minha ovelha que estava perdida” (Lc 15:6). Paulo sabia que as almas que ele ganhou para o Senhor seriam sua alegria e coroa de regozijo (1Ts 2:19).

No devido tempo haverá a alegria da colheita. Tenhamos confiança na Palavra de Deus e, tendo semeado a semente com seriedade e bem, deixemos os resultados com o Senhor. O futuro provará que nenhuma semeadura da semente de Deus à maneira de Deus será em vão. Existe o perigo de esperar resultados rápidos, mas se estes resultarem de argumentos e não da Palavra de Deus, poderão ocorrer muitos danos.

Se uma alma, através dos meus débeis esforços, me encontrar em glória, sentir-me-ei como Samuel Rutherford, que disse: “O meu Céu serão dois Céus na Terra de Emanuel”.

T. G. Wilkie

Leitura e Impressão